Golden Retriver é abandonado com 9 quilos em São Paulo
ATUALIZAÇÃO: Em maio, Marley ganhou uma família!
Cachorro foi resgatado durante o Carnaval e está em tratamento. Precisa de doação de ração especial
Um cachorro da raça Goden Retriver, uma das mais queridas e populares do Brasil, foi encontrado no dia 26 de fevereiro (em pleno carnaval) abandonado na região da Vila Prudente, zona Leste de São Paulo, em estado grave, em situação de caqueixa – perda de peso e atrofia muscular – pesando apenas 9 quilos (o peso médio para um cão dessa raça é 45 kg), anemia severa e sem conseguir se levantar e locomover.
O cão foi resgatado, recebeu o nome de Marley e passou por exames. Apesar de não ter um diagnóstico confirmado, há suspeita dele ter uma anomalia, que pode causar insuficiência cardíaca, chamada persistência do arco aórtico, que causa megaesôfago – grave alargamento do esôfago.
Marley tem cerca de entre 3 a 5 anos, está internado e luta para sobreviver e voltar a ter uma vida normal. Com o apoio e a união de um grupo de tutores de Goldens de São Paulo está recebendo o tratamento necessário. Em um mês ganhou 5 quilos, consegue levantar a cabeça, latir e, com auxílio, consegue ficar em pé.
Quando estiver em condições normais, ganhar o peso necessário, Marley repetirá os exames, se confirmada a anomalia, fará uma cirurgia para corrigi-la. Não há data prevista para a realização dos exames.
A internação, tratamento e alimentação têm custos elevados e Marley e seus protetores precisam de doação de latinhas de ração Recovery da marca Royal Canin.
As doações para a compra das latinhas de ração especial e outras despesas podem ser feitas para a seguinte conta:
Banco Votorantin – número 655 | Agência: 0655 | Conta digital: 2118133-0 | Julia da Silva Santos Barbosa | CPF: 161.649.597-99
Outra maneira de ajudar é comprar as latinhas na loja virtual da Petz e solicitar a retirada na loja da Ricardo Jafet – Vila Mariana. Uma pessoa está retirando as doações nesse local e entregando diretamente na clínica em que Marley está internado.
Marley vai precisar de alimentação especial para o resto da vida, não está para adoção e no momento não pode receber visitas.
As prestações de contas do tratamento são postadas no Instagram dele: @omarleynoinsta.
Provavelmente a saúde, ou falta dela, foi o que motivou o abandono de Marley, no momento que mais precisava de apoio, carinho e atenção. Quando foi encontrado, ele estava limpo, com os pelos penteados e cheiroso. Abandono é crime!
Sempre vale lembrar que antes de adotar ou comprar um cão é preciso ter ciência e consciência dos investimentos que esse ato requer por um longo período, já que os cães vivem mais de 10 anos, e assim como os humanos, possuem necessidades básicas, precisam de alimentação adequada, banho, vacinas, remédios, consultas veterinárias e quando doentes, precisam de tratamento e principalmente amor.
Quem ama cuida, quem ama não abandona!
Por Juliana Bannach